João Pessoa, 16 de Agosto de 2017

14 de Junho de 2017

Ministério da Integração Nacional está concluindo reparo em Leste da transposição

Ministério da Integração Nacional está concluindo reparo em Leste da transposição

 O Ministério da Integração Nacional está concluindo o reparo no canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, que rompeu no último sábado (10), em Custódia-PE.

O serviço está sendo executado pelas empresas responsáveis pela obra. O Ministério da Integração deu um prazo máximo de 72 horas para concluir o reparo.

Durante o rompimento do canal, não houve nenhuma vítima e nenhuma casa da região foi atingida, já que a água seguiu por um riacho até chegar ao rio Moxotó. Foram registrados apenas danos de pequenas proporções em cercas, estradas vicinais e bueiros.

O rompimento, que fica próximo ao reservatório Copiti, não provocou danos ambientais, mas implicou na suspensão temporária do bombeamento d´água para Paraíba – cidade de Monteiro e, por conseguinte, para o açude de Boqueirão.


AESA - Ontem, o  presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas, João Fernandes, comentou, , sobre o vazamento em um canal da transposição em Pernambuco.

Segundo ele, ainda há água chegando à Paraíba e que esta é a que fica acumulada na calha do canal.

João frisou que com esse vazamento, aumentou em cerca de cinco dias em cima do prazo estabelecido para que o racionamento acabe em Campina Grande e região, que vai acontecer quando o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) atingir 34 milhões de metros cúbicos.

Atualmente, o açude se encontra com 26 milhões de metros cúbicos.

– A vazão estava reduzindo desde sábado, quando ocorreu o vazamento. A água que está chegando a Monteiro é a que estava na calha do canal. O governo prometeu em quatro dias restabelecer o bombeamento. Ontem estava chegando menos de 4 metros por segundo. Perdemos cerca de cinco dias. Se iríamos chegar a 34 milhões de metros cúbicos em 65 dias, agora vamos chegar em 70 dias. Com relação ao rio Paraíba, este já está com a calha cheia, então a velocidade da água vai ser muito boa – pontuou.



PB Agora



Enviar Comentário

O portal PB Agora esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É válido salientar que qualquer exagero, paixão política e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PB Agora gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário. Use o espaço com responsabilidade.